• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • 'Brasil não tem problema com Israel, mas com Netanyahu', diz Lula após cessar-fogo

'Brasil não tem problema com Israel, mas com Netanyahu', diz Lula após cessar-fogo

Petista disse ainda que estava feliz com o acordo de paz e que grande parte do povo judeu não concordava com o conflito em Gaza

Por Da Redação
Às

Atualizado
'Brasil não tem problema com Israel, mas com Netanyahu', diz Lula após cessar-fogo

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13) que o Brasil tem problema com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e não com o país do Oriente Médio.

Lula deu as declarações, durante entrevista coletiva na Itália, ao ser questionado sobre o acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que foi mediado pelos Estados Unidos e concretizado com a liberação de reféns israelenses.

"O Brasil não tem problema com Israel, o Brasil tem problema é com Netanyahu. A hora que Netanyahu não for mais governo, não haverá nenhum problema entre o Brasil e Israel, que sempre tiveram uma relação muito boa", disse Lula.

Também na entrevista, o petista disse que grande parte do povo judeu não concordava com o conflito na Faixa de Gaza. E afirmou estar feliz com o cessar-fogo.

"Eu não sei se é definitivo ou não, mas eu estou feliz porque é um começo muito promissor. O fato do presidente Donald Trump ter ido ao parlamento em Israel, ter falado é muito importante. Eu espero que aqueles que ajudaram Israel na sua posição de virulência agora ajudem a ter uma paz definitiva", declarou.

Cessar-fogo

Israel afirmou que concluiu nesta segunda-feira (13) a libertação dos 1.968 palestinos que estavam detidos desde o início da guerra em Gaza como parte do acordo de cessar-fogo. Em um comunicado, o governo afirmou que eles foram enviados para a Cisjordânia, Jerusalém e a Faixa de Gaza.

Em troca, o grupo terrorista Hamas liberou mais cedo os 20 reféns israelenses vivos que estavam em cativeiro desde outubro de 2023. Metade dos 28 corpos daqueles que morreram sob poder do Hamas no território palestino também devem ser devolvidos nesta segunda, enquanto o restante deve ser entregue nas próximas etapas da trégua acordada na semana passada entre o grupo terrorista e Israel.

O acordo de paz é baseado em um plano de 20 pontos proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O americano desembarcou em Israel também no início desta segunda.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário