• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil perde ao menos um profissional de saúde para Covid a cada 19 horas

Brasil perde ao menos um profissional de saúde para Covid a cada 19 horas

Segundo o Ministério da Sáude, 470 profissionais foram vítimas da doença

Por Da Redação
Às

Brasil perde ao menos um profissional de saúde para Covid a cada 19 horas

Foto: Reprodução/ Getty Images

Dados do Ministério da Saúde apontam que ao menos 484.081 profissionais de saúde foram infectados pelo novo coronavírus até o dia 1º de março. Desses, 470 morreram, ou seja, é 1,3 morte por dia, ou uma a cada 19 horas. Os números são referentes ao período anterior a semana considerada como a mais mortífera desde o início da pandemia de Covid-19, quando superou a marca de 10 mil.  

O levantamento da pasta de Saúde usa de duas bases de dados: SIM, que se abastece da declaração de óbito, e o Sivep-Gripe, no qual o campo de ocupação não é de preenchimento obrigatório. Contudo, os dados de 2020 ainda podem sofrer alterações.

Por outro lado, dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), os dados do Ministério podem estar subnotificados. Eles apontam a morte de 551 médicos e 646 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Considerando esses dados, a morte de profissionais da saúde seria a cada sete horas e meia. 

“A falta de enfrentamento unificado da pandemia, um má aplicação do orçamento da saúde para o combate da Covid-19 e a falta de exemplo de autoridades brasileiras diante de especialidades de segurança e proteção foram fatores determinantes para as mortes dos profissionais de saúde e demais pessoas causadas pela doença ”, diz a diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.