Brasil pode retomar Fundo Amazônia se desmatamento for reduzido, afirma Mourão

Vice-presidente acredita que retomada é possível com redução de ao menos 5%

[Brasil pode retomar Fundo Amazônia se desmatamento for reduzido, afirma Mourão]

FOTO: Reprodução/R7

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta segunda-feira (18) que, caso o Brasil apresente redução no desmatamento, ele pode conseguir novamente a liberação do Fundo Amazônia. Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), disse em agosto que o país não conseguiria chegar a meta de 10% de diminuição e que esse índice ficaria na casa dos 5%.

“É aquela história. Se a gente tiver um resultado bom, volta o fundo. Está tudo pronto, é só eles darem o sinal verde”, afirmou Mourão durante conversa com jornalistas na Vice-Presidência da República, em Brasília.

O presidente do CNAL contou que com os 5% de redução no desmatamento seria possível retomar o fundo. “Há condições. Tem a COP [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que vai acontecer em Glasgow, na Escócia, entre 1º e 12 de novembro deste ano]. Vamos ver o resultado da COP26. Acho que depois a gente está com boas condições ali de avançar.”

O Fundo Amazônia foi elaborado em 2008 como maneira de financiamento não reembolsável para ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento. O projeto também previa a promoção da conservação e do uso sustentável das florestas da Amazônia Legal.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!