Brasil pode ter 70% de vacinados com as duas doses até dezembro
Dois milhões têm reforço da Coronavac pendente, aponta estudo

Foto: Reprodução
O Brasil tem capacidade para imunizar 70% da população com as duas doses da vacina contra a covid-19 até dezembro, mas para isso, precisa manter a média atual de um milhão de doses aplicadas por dia, aponta estudo do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da Universidade Federal de Alagoas.
Mesmo a taxa sendo considerada ideal para que a vacina seja capaz de controlar a transmissão do vírus, especialistas afirmam que o País precisa superar problemas como atrasos na entrega de vacinas e a baixa adesão à 2ª dose para atingir a marca.
Para alcançar essa cobertura, é preciso vacinar completamente cerca de 147 milhões de brasileiros. Entre compras e doações, o Brasil terá 41 milhões de doses da Janssen, de aplicação única, até o fim do ano. Ao menos 106 milhões de pessoas terão de ser vacinadas no esquema de duas doses.
No início do ano, o Ministério da Saúde foi alvo de críticas diante da demora para comprar imunizantes. Depois, atrasos na chegada de matéria-prima atrasaram repasses.
Pelo vacinômetro do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da Universidade Federal de Alagoas, 34,6% dos brasileiros que já deveriam ter tomado a 2ª dose da AstraZeneca estão em atraso (2,6 milhões). E dois milhões têm reforço da Coronavac pendente. Os dados são do dia 11 desse mês.
De acordo com o site Our World In Data, ligado à Universidade de Oxford, apenas Malta e Islândia conseguiram vacinar completamente ao menos 70% da sua população. Entre as nações com mais de um milhão de habitantes, a que está mais próxima da marca são os Emirados Árabes Unidos (66%).