Brasil receberá coração de D. Pedro I para comemoração dos 200 anos da independência
Órgão será recebido no dia 22 agosto no país

Foto: Reprodução/Youtube/Irmandade da Lapa
Em 7 de setembro de 1822, o Brasil se tornou uma nação independente de Portugal. Conforme a história, o imperador Dom Pedro I proclamou às margens do rio Ipiranga a libertação do país. Em 2022, há exatos 200 anos depois, o país receberá o coração de D. Pedro I para comemoração.
O coração deverá ser enviado durante a noite do dia 21 de agosto para o Brasil. O órgão chegará ao Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 22 de agosto, onde será recebido com “honras militares”. A informação foi confirmada pela Câmara Municipal do Porto, em Portugal. “A Câmara Municipal do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte”, afirma a Câmara, adiantando que os custos serão assumidos pelo governo brasileiro.
O coração do Imperador está protegido e guardado em formol em uma igreja ao norte da cidade do Porto, em Portugal. A última aparição pública do órgão aconteceu durante a gravação de um documentário em 2015. A expectativa é de que o órgão permaneça no país até o dia 8 de setembro.