• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Brasil registra 59 notificações de intoxicação por ingestão de metanol, afirma ministro da Saúde

Brasil registra 59 notificações de intoxicação por ingestão de metanol, afirma ministro da Saúde

O Ministério da Saúde ampliou o estoque de etanol farmacêutico e busca produtores de fomepizol, alternativa de antídoto para as intoxicações

Por Da Redação
Às

Atualizado
Brasil registra 59 notificações de intoxicação por ingestão de metanol, afirma ministro da Saúde

Foto: José Cruz/Agência Brasil

No Brasil, foram registradas 59 notificações de casos de intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (2). A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante coletiva de imprensa. Segundo ele, dessas, 11 já possuem a detecção laboratorial da presença do metanol.

O ministro informou que, dos casos registrados, 53 foram no estado de São Paulo, 5 em Pernambuco e 1 no Distrito Federal.

Ele também informou que foi estabelecido um estoque de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto para a infecção, nos hospitais universitários federais, além da compra de 4.300 ampolas que devem estar disponíveis para qualquer centro de referência ou unidade de saúde.

"Já temos um estoque desse produto e estamos ampliando. Vamos chegar à compra de mais 4.300 ampolas, que estarão disponíveis a qualquer estado, qualquer centro de referência, qualquer unidade de saúde que não tenha esse etanol farmacêutico. Vários estados compram esse produto e já têm esse produto disponível. Eventualmente, estados, secretarias estaduais e municipais que não tiverem, elas podem acionar esses estoques que estão concentrados nos hospitais universitários e a gente pode deslocar isso de imediato", explicou.

Além disso, Padilha também afirmou que está sendo feita uma orientação para os gestores municipais e estaduais sobre como acessar o etanol farmacêutico. Segundo ele, a Anvisa já mapeou 604 farmácias no Brasil que produzem o produto.

"Nós vamos passar esses dados também para os gestores estaduais e municipais para que eles possam adquirir caso seja necessário", disse.

"Dessas 604 farmácias, a Anvisa vai estabelecer uma, duas ou três de grande referência em todas as capitais dos estados da federação. Estabelecer farmácias que tenham capacidade de uma resposta mais rápida ao pedido de gestores municipais e estaduais", complementou.

O ministro também comentou sobre o fomepizol, também utilizado como antídoto para o metanol. No entanto, o medicamento não está disponível no Brasil e precisa ser importado.

"O manejo de aplicação dele [fomepizol] é mais fácil. Por isso, é uma alternativa que estamos buscando. Não tem grande circulação no mundo, mas fomos atrás dos produtores", afirmou Padilha.

LEIA TAMBÉM:

Bahia não registrou nenhum caso de intoxicação por metanol até o momento, afirma Sesab

Governo federal monitora mortes por suspeita de bebida com metanol

Intoxicação por metanol expõe mercado clandestino de reciclagem

Ministério da Saúde abre sala de situação para monitorar intoxicações por metanol

Rapper é internado com suspeita de intoxicação por metanol!

Câmara pauta votação de projeto que torna hediondo crime de falsificação de alimentos após casos de intoxicação por metanol

Com casos de intoxicação por metanol, médicos recomendam que pessoas não bebam

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário