• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Brasil registra aumento de importações em maio, mas queda no superávit em abril, diz FGV

Brasil registra aumento de importações em maio, mas queda no superávit em abril, diz FGV

Durante o mesmo período, também foi observado uma queda no número de exportações

Por Da Redação
Ás

Brasil registra aumento de importações em maio, mas queda no superávit em abril, diz FGV

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

De acordo com o Indicador de Comércio Exterior da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil apresentou aumento no volume e preço das importações em maio. Durante o mesmo período, houve diminuição no número de exportações e queda do superávit em abril, em relação ao mesmo período do ano passado.

No quinto mês do ano, o saldo positivo de US$4,9 bilhões da balança comercial, que representa redução de US$3,6 bilhões em relação a 2021, é explicado pela queda de exportações para a China, principal parceira comercial do Brasil. No período, as maiores contribuições para aumento do volume importado foram as de derivados de petróleo, como óleo diesel, nafta, de petróleo e produtos associados a adubos e fertilizantes.

Apesar da redução do volume de exportações, no entanto, houve aumento de valor, em decorrência da alta de preços. Os pesquisadores do Icomex entendem que o ambiente pode se tornar mais favorável ao Brasil na balança comercial, nos próximos meses. “O superávit em 2022 pode ainda ser superior ao de 2021, desde que a variação no volume importado desacelere num cenário de elevação de preços das commodities”, aponta a publicação.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário