• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Brasil registra um paciente com suspeita de envenenamento a cada duas horas, aponta levantamento

Brasil registra um paciente com suspeita de envenenamento a cada duas horas, aponta levantamento

De acordo com um levantamento da Abramede, foram 45.511 atendimentos de emergência por casos de envenenamento nos últimos dez anos

Por Da Redação
Às

Brasil registra um paciente com suspeita de envenenamento a cada duas horas, aponta levantamento

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nos últimos dez anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) contabilizou 45.511 atendimentos de emergência por casos de envenenamento. O dado foi obtido através de um levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) e publicado pelo blog de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Segundo o estudo, entre 2015 e 2024, foram registrados em média 4.551 casos ao ano, o equivalente a 12,6 casos por dia ou um a cada duas horas. Das 45.511 internações, 3.461, cerca de 7%, foram por intoxicação proposital causada por terceiros. No total, foram 1.480 mortes por envenenamento.

A maioria dos casos registrados envolve drogas e substâncias químicas não determinadas. Entre as causas identificadas nos casos acidentais, os envenenamentos por exposição a medicamentos usados para aliviar dor, febre e inflamação ocupam o primeiro lugar, com 2.225 registros. Outros 1.830 ocorreram devido à exposição a pesticidas.

Casos recentes

No início de agosto, uma adolescente de 15 anos foi detida suspeita de tentar envenenar a mãe, de 42, com raticida em Itabuna, cidade do sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a ação ocorreu no dia 8 de maio, com a substância colocada em dois pães que seriam ingeridos pela vítima.

A mãe percebeu o envenenamento, foi encaminhada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para receber o atendimento médico.

Em outro caso, uma brasileira, de 40 anos, foi presa acusada de matar cinco filhos por envenenamento entre 2008 e 2023, em Minas Gerais. A prisão ocorreu em Coimbra, Portugal.

Em julho, um bebê de 1 ano morreu após ingerir veneno na casa em que vivia, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. Ele foi socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.