Brasil tem 43 mil pessoas reconhecidas como refugiadas
Conare concedeu status de refúgio a 17,7 mil venezuelanos em 2020

Foto: Getty Images
O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), colegiado formado por membros do governo e da sociedade civil, reconheceu a condição de refugiados de 17,7 mil habitantes da Venezuela em 2020. Até o momento, o Brasil soma 43 mil pessoas vivendo no país como refugiadas, o que garante acesso a serviços públicos de saúde e educação.
De acordo com o Conare, dos 43 mil estrangeiros que deixaram a pátria de origem em situações extremas, cerca de 38 mil são venezuelanos que deixaram o país por causa da crise econômica. Ainda segundo o Comitê, o Brasil oferece aos venezuelanos duas vias de acesso ao território brasileiro: o refúgio e a opção pela autorização de residência.
Com o objetivo de facilitar os pedidos de solicitação, o Conare adotou uma votação em bloco dos pedidos de refúgio e, em janeiro , reconheceu a condição de refugiado de 17 mil venezuelanos e, em abril, mais 700 crianças e adolescentes venezuelanos, cujos pais haviam solicitado o mesmo status para seus filhos, receberam o refúgio.