Brasil tem maior número de emergências por chuva em cinco anos, diz jornal

Bahia e Minas Gerais foram os estados mais afetados nos últimos meses

[Brasil tem maior número de emergências por chuva em cinco anos, diz jornal]

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

Um levantamento feito pelo jornal Estadão, através de dados reportados pelas prefeituras no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, mostra que os estados de Minas Gerais e Bahia foram os mais afetados pela chuva nos últimos meses.  A um mês e meio do fim da estação chuvosa no país sul-americano, os estados enfrentam deslizamentos, bairros submersos, ameaças de rompimentos de barragens e cerca de 51 vidas perdidas.

Além dos cidadãos que ficaram sem teto (desabrigados), 226.786 pessoas tiveram de sair das suas casas e pedir abrigo a vizinhos ou parentes (desalojados), número que é o segundo maior em cinco anos. Os dados foram obtidos entre 01 de outubro de 2021 e 17 de janeiro deste ano.

Segundo o levantamento, prefeitos e governadores podem decretar emergência por eventos como temporais, inundações e secas. Neste período, o total de decretos de chuva já é 48% superior aos acionados em toda a estação anterior (878). "Além das perdas de vida, o período mais difícil para as prefeituras ainda vai começar. Vem depois das chuvas, que é tentar reconstruir o que se perdeu", afirmou o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[INSS facilita perícia para menor de 16 anos receber benefício assistencial]

O beneficiário terá que comprovar renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!