Brasil tem média móvel de 196 mortes diárias por Covid-19
País contabiliza 615.606 óbitos e 22.135.976 casos de coronavírus desde o início da pandemia

Foto: Divulgação/Ascom/Sesab
O Brasil registrou 152 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Os números divulgados no sábado (4), eleva o total de mortes pelo coronavírus a 615.606 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 196. Se comparada com 14 dias atrás, a variação foi de -2% e aponta tendência de estabilidade pelo nono dia seguido.
Os números fazem parte do novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h de sábado (4), e divulgados pelo G1. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
O Brasil soma, desde o início da pandemia, 22.135.976 casos de Covid-19. Um total de 8.148 desses casos foram confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 8.665 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +2% em relação aos casos registrados em duas semanas, voltando a indicar estabilidade nos diagnósticos.
No balanço de sábado (4), seis estados registraram alta no número de mortes, são eles: Ceará, Minas Gerais, Goiânia, Amapá, Maranhão e Roraima. Outros 10 estados estão em estabilidade: São Paulo, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Acre, Amazonas, Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro.
Apenas 10 estados apresentam queda em seus números: Tocantins, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Sergipe e Santa Catarina. O Distrito Federal parou de divulgar atualizações em seus números durante os finais de semana.
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.
Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.