• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil ultrapassa marca histórica de 12 GW em geração de energia solar

Brasil ultrapassa marca histórica de 12 GW em geração de energia solar

Fonte evita emissão de 13,6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera

Por Da Redação
Ás

Brasil ultrapassa marca histórica de 12 GW em geração de energia solar

Foto: Getty Images

O Brasil ultrapassou a marca histórica de 12 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia solar em usinas de grande porte e em sistemas de pequeno e médio portes instalados em telhados, fachadas e terrenos. A nova marca corresponde a 1,8 GW de energia firme, que é a capacidade de suprimento de energia. De acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a fonte solar já trouxe ao país mais de R$ 60,6 bilhões em novos investimentos, sendo R$ 15,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e contribuindo para a geração de mais de 360 mil empregos acumulados desde 2012. 

Para o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, além de evitar a emissão de 13,6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, a fonte solar ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do país, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população. Ele afirma, ainda, que “as usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”.

Hoje o Brasil possui 4,5 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte, o equivalente a 2,4% da matriz energética brasileira. No segmento de geração própria de energia são 7,5 GW de potência instalada da fonte solar, espalhados pelas cinco regiões do Brasil, sendo o estado de Minas Gerais o maior gerador de energia. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário