• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Brasil vai ter Centro de Operações de Emergência contra dengue, diz Ministério da Saúde

Brasil vai ter Centro de Operações de Emergência contra dengue, diz Ministério da Saúde

Objetivo é coordenar medidas contra o mosquito em todo o país

Por Da Redação
Ás

Brasil vai ter Centro de Operações de Emergência contra dengue, diz Ministério da Saúde

Foto: Divulgação/Fiocruz

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (1º) a criação do Centro de Operações de Emergência, destinado a coordenar as ações de combate ao mosquito da dengue. A ministra Nísia Trindade destacou que a nova estrutura buscará manter um diálogo constante com estados, municípios e outros ministérios, enfatizando a necessidade de uma mobilização nacional contra a dengue. Em 2024, o Brasil registrou 217.481 casos prováveis da doença, conforme dados do ministério.

A ministra ressaltou a importância da participação da população diante do aumento nos casos, convocando a união de todo o país para proteger a população. Nísia Trindade alertou que mais de 75% dos focos do mosquito estão em residências.

Em relação à vacina contra a dengue, Nísia esclareceu que, embora seja um avanço importante, não é a solução para o atual cenário de casos no país. Durante uma visita ao Distrito Federal, região com maior incidência da doença por 100 mil habitantes, ela afirmou que a vacina, mesmo sendo de duas doses, não pode ser considerada uma solução única. Nísia reforçou a importância do controle dos focos do mosquito e do cuidado com os doentes por dengue.

A ministra também mencionou que o Presidente da República, em conversa com ela, demonstrou preocupação com a situação da dengue. Nísia Trindade informou que as ações serão intensificadas, com uma sala de situação funcionando continuamente, e a visita a outros pontos do país para prestar apoio está planejada. A entrega da vacina está prevista para a segunda semana de fevereiro, conforme informado após reunião de emergência do Ministério com a Secretaria de Saúde do DF e pastas do Entorno.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.