Brasil vai testar 1ª vacina de mRNA em humanos após aprovação da Anvisa
A tecnologia visa novo tratamento contra o cancêr

Foto: Reprodução
O Brasil vai testar, pela primeira vez, em humanos uma vacina desenvolvida com tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). O imunizante foi criado pela Fiocruz contra a Covid e recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para avançar nos estudos clínicos.
O mRNA funciona como uma plataforma. Em vez de injetar proteína pronta ou um vírus enfraquecido, como nas vacinas tradicionais, é injetada uma instrução genética. "Trocar a mensagem" transmitida à célula permite adaptar a plataforma para diferentes doenças.
A etapa do estudo clínico permite que o imunizante seja testado em humanos para comprovar a segurança e eficácia e marca a primeira vez que pesquisadores brasileiros levam o tratamento com mRNA do laboratório até essa etapa.
Essa medida deve moldar o futuro do combate a diversas doenças, conquistando espaço para outros tratamentos importantes, entre eles o câncer.
Investimento do Governo Federal
O Ministério da Saúde anunciou um investimento de R$ 201 milhões para tirar do papel nos próximos anos pesquisas envolvendo a tecnologia em laboratórios na Fiocruz, Butantan e Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas), em Minas Gerais.
A expectativa é que a estrutura seja desenvolvida por diferentes frentes, já que a plataforma de mRNA permite alterar as informações usadas para estimular o sistema imunológico.



