Brasil vence Itália e se classifica para as oitavas da Copa do Mundo; Marta bate recorde
Rainha marca gol da vitória e se torna maior artilheira da história da competição entre homens e mulheres

Foto: CBF
O Brasil está nas oitavas de final da Copa do Mundo. O resultado foi conquistado após a Seleção vencer a Itália por 1 a 0, nesta terça (18), em partida realizada em Valenciennes, na França. Com o triunfo, a equipe brasileira avança em terceiro no Grupo C e agora enfrenta ou França ou Alemanha.
A classificação foi possível pois o regulamento da competição permite que as quatro melhores terceiras colocadas avancem para fase seguinte.
Foi um primeiro tempo muito equilibrado entre Brasil e Itália. As duas equipes tiveram chances reais de irem para o intervalo com vantagem no placar. A Seleção não se acomodou em nenhum momento com a vantagem do empate e foi pra cima. Aos 16 minutos Debinha quase fez um golaço, ao finalizar uma cobrança de escanteio, a goleira espalmou e no segmento da jogada, Marta quase marcou um gol olímpico.
As italianas mostraram que não estavam na liderança do Grupo C atoa. Dominadas nos minutos iniciais, tanto com finalizações como posse de bola, a Azzurra chegou a marcar aos 28, mas o lance foi anulado por impedimento. Aos 39, cruzamento na área para finalização da atacante Bonansea, no contrapé da goleira Bárbara, a arqueira precisou se esticar pra evitar o primeiro.
Quando resolveu acordar, a Itália levou perigo. O Brasil atacou bem no início, mas caiu de produção no final e sofreu pra suportar a pressão das italianas.
Segundo tempo foi todo do Brasil, ainda sentindo um pouco a parte física, a Seleção foi a única a oferecer emoção no jogo. As melhores oportunidades vinham com bola parada. Aos 6, Andressinha em linda cobrança de falta, acertou o travessão, e tinha mais. Aos dez, a zagueira Kathellen cabeceou uma bola na área que tirou tinta da trave italiana.
Com a partida tensa e querendo a vitória, coube a Rainha decidir e entrar pra história. Aos 26, Debinha fez jogada individual e foi derrubada dentro da área, a juíza apontou pra marca do pênalti. Marta pegou a bola e deslocou a goleira em chute forte, rasteiro no cantinho.
O gol além de garantir a vitória fez a craque bater um recorde. Com 17 gols marcados, ela ultrapassou o alemão Klose, que com 16 era o maior artilheiro entre homens e mulheres. Era, pois o posto agora pertence a Rainha. O gol serviu para aumentar a confiança do Brasil, que se mostrou muito bem postado defensivamente e não foi muito ameaçado. Fim de jogo e classificação garantida.
É preciso destacar que Debinha fez uma grande partida, bem nos dois tempos, a atacante foi uma das melhores em campo e importante arma ofensiva da equipe de Vadão.