Brasileiros apontam aumento no custo de vida nos últimos seis meses, diz pesquisa

Brasil é o quinto país no ranking mundial de percepção da inflação

[Brasileiros apontam aumento no custo de vida nos últimos seis meses, diz pesquisa]

FOTO: Getty Images

Um levantamento feito pela Ipsos mostra que 73% dos brasileiros sentiram um aumento no custo de vida nos últimos meses. Segundo essa parcela dos entrevistados, é preciso desembolsar mais dinheiro para os mesmos produtos e serviços do que há seis meses. O Brasil aparece em quinto lugar no ranking de países com as piores percepções da inflação de todo o mundo.

A pesquisa, realizada em 30 países, ouviu 20.504 adultos com idades entre 16 e 74 anos. Segundo a Ipsos, os entrevistados levaram em consideração os gastos com transporte, habitação, alimentação, vestuário, saúde, entretenimento e gastos domésticos. Além da Argentina, que é a primeira do ranking, apenas Colômbia e Turquia, ambas com 75%, e Rússia, com 74%, registraram índices maiores que o Brasil.

Para os brasileiros, o principal vilão do orçamento foi o transporte que, segundo 80% dos entrevistados, aumentou significativamente nos últimos seis meses. Para 79% das pessoas ouvidas pela pesquisa, a outra categoria que mais pesou no orçamento foi a de custos com alimentação. Na classificação dos gastos com entretenimento, o Brasil ficou em segundo lugar, com 69% dos entrevistados . Apenas os argentinos superaram esta marca, com 74%. Os índices estão muito acima da média global de 49% e dos países que registraram os menores índices: Japão (15%), Malásia (28%) e China (32%).
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!