Brasileiros denunciam episódios de xenofobia em Portugal
Segundo a CICDR, o número de denúncias para o caso aumentaram 433% desde 2017

Foto: Reprodução
Brasileiros que residem em Portugal denunciam episódios de xenofobia no país. Apesar de fazerem parte de uma nova geração de imigrantes, mais qualificados e com maior poder aquisitivo, muitos tem voltado para o Brasil em razão da pressão sofrida por parte dos portugueses.
"Não é problema meu se você não sabe falar português". "Não há água potável no Brasil". "Mulher brasileira vem para cá para roubar o marido das portuguesas". "Os moradores estão se sentindo incomodados de ver uma pessoa assim como você, estranha, andando por aqui", são algumas das declarações compartilhadas com a BBC News Brasil de brasileiros que viveram ou ainda vivem em Portugal.
De acordo com a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), órgão ligado ao governo português, o número de denúncias de casos de xenofobia contra os brasileiros no país aumentou 433% desde 2017, ano em que a comunidade imigrante do Brasil voltou a crescer.
Em 2020, foram registradas 96 queixas. Ainda segundo a CICDR, entre os estrangeiros que vivem em Portugal, são os brasileiros que mais compilam casos em que são vítimas de manifestações de racismo e xenofobia. "A expressão que mais se destaca enquanto fundamento na origem da discriminação é a nacionalidade brasileira", afirma a comissão em relatório.