Brasileiros estão com receio de gastar dinheiro guardado durante pandemia, diz pesquisa
Entrevistados ainda temem os efeitos da pandemia sobre a economia

Foto: Reprodução
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) apontou que os brasileiros ainda estão com receio de gastar o dinheiro que foi poupado durante a pandemia de Covid-19 e pretendem continuar economizando nos próximos meses.
Realizada em novembro, a sondagem mostrou que 37,7% dos brasileiros estão guardando recursos por estarem preocupados com os efeitos da pandemia sobre a economia. Desses que conseguiram economizar, 73% afirmam que vão continuar poupando e apenas 1,4% pretende gastar todo o valor guardado.
Questionados sobre como vão gastar o dinheiro poupado, quase metade dos entrevistados afirmaram que vão quitar dívidas, pagar impostos e gastar com despesas do dia a dia. Para 15%, o dinheiro vai ser destinado a despesas com viagem de férias, como hospedagem, alimentação e transporte.
O percentual também supera o de gastos bom bem duráveis (11,6%), como eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, seguimento que sofreu menos com a crise. E apenas 1% dos entrevistados vai usar o dinheiro para ir a teatro, cinema, show, passeios, bares e restaurantes.
Em relação ao momento em que vão usar o dinheiro, 24,5% disseram que iriam gastá-lo em dezembro, mês do Natal, cerca de 40% em até seis meses, 17% depois desse período e 18% disseram não saber.
Outro destaque é o percentual de pessoas na faixa de renda mais baixa da pesquisa (até R$ 2.100 mensais) que apontou “outros gastos" (40,4%), onde afirmaram que vão usar o dinheiro para reforma de imóveis.
O levantamento foi realizado de 3 a 21 de novembro com 1.887 consumidores.