Brasileiros lideraram pedidos para morar em Portugal em 2020, aponta levantamento
Das 117,5 mil novas autorizações, mais de 41 mil foram para brasileiros

Foto: Reprodução/VisitPortugal
Em 2020, os brasileiros voltaram ao topo da lista dos que mais obtiveram do governo de Portugal, a autorização para viver no país. Segundo os dados preliminares que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português forneceu à Agência Brasil, dos 117,5 mil novos títulos de residência emitidos no ano passado, 41,99 mil foram entregues a brasileiros.
Em seguida, com 13,16 mil solicitações, vêm os cidadãos do Reino Unido, que em janeiro de 2020, deixou oficialmente a União Europeia. Na sequência vêm os indianos, com 7,017 mil solicitações, angolanos, com 4,82 mil, e italianos, com 4,48 mil. Os pedidos de novos títulos de residência feitos por brasileiros representam cerca de 36% do total já apurado.
Porém, o número total é inferior aos 48,79 mil títulos concedidos a brasileiros em 2019, antes do país europeu ser afetado pela pandemia que, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), levou o Produto Interno Bruto (PIB) a encolher 7,6% durante o ano passado. Ainda assim, o resultado revela que muitos brasileiros continuam optando por viver em Portugal.
Dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Organização das Nações Unidas ONU), mostram que, até meados de 2020, havia ao menos 1 milhão de imigrantes vivendo em Portugal (o que representaria 9,8% dos 10,2 milhões de habitantes do país). Para especialistas, no entanto, esses números podem estar subestimados, não correspondendo ao real número de imigrantes.