Braskem e TIM lançam programa de estágio voltado apenas para negros
Há vagas disponíveis para a Bahia

Foto: Divulgação | Thinkstock
Seguindo os passos da Magazine Luiz e Bayer, as empresas Braskem e TIM lançaram programas de estágio voltado para contratação exclusiva de negros. As iniciativas inéditas, que geraram polêmicas, busca uma maior diversidade e inclusão no quadro de colaboradores das empresas. Vagas estão abertas na Bahia
Para o programa de estágio, que fica disponível até quarta (7), a Braskem retirou a exigência do inglês em 40% das vagas. A empresa argumentou que a obrigatoriedade do idioma acaba dificultando a inclusão nos processos seletivos. Há vagas disponíveis para Bahia. Clique aqui e confira.
Além disso, a Braskrem mantem parcerias com a Cia de Talentos, a consultoria Mais Diversidade e com coletivos negros de universidades para realizar inciativas voltadas para a inclusão de grupos historicamente minorizados na sociedade.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) apontam que apesar das pessoas negras representarem 55,8% da população brasileira, apenas menos de 5% ocupam cargos de liderança nas 500 maiores empresas do Brasil. Os números também revelam que as mulheres negras, que representam 25,3% do grupo populacional do país, ocupam somente 0,4% dos altos cargos nas empresas.
Já a TIM lançou recentemente uma proposta programa de estágio inclusivo voltado para contratação de estudantes negros e negras, pessoas LGBTI+ e pessoas acima de 45 anos. A iniciativa será anunciada ainda este ano.


