Braztoa anuncia Alentejo, em Portugal, como destino da Convenção 2026!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) anunciou oficialmente, no encerramento da Convenção 2025, realizada em Córdoba, que a Convenção 2026 acontecerá no Alentejo, Portugal, em parceria com o Vila Galé Hotéis e o Turismo do Alentejo (ARPT Alentejo).
O anúncio contou com a presença de Bruna Farias, Gerente de Relacionamento do Vila Galé Hotéis, e de José Santos, Presidente da ARPT Alentejo, que participaram do último dia do encontro para destacar a importância de receber os operadores brasileiros em um território autêntico e de grande riqueza cultural e natural.
Portugal já ocupa posição de destaque no mercado turístico brasileiro. Segundo o Anuário Braztoa 2025, Lisboa foi a 2ª cidade internacional mais vendida pelos associados, atrás apenas de Orlando, e o país consolidou-se como o terceiro mais comercializado em 2024. Esses números comprovam a força do destino e o interesse crescente dos brasileiros.
A escolha do Alentejo amplia essa conexão. Situada no sul de Portugal, entre o rio Tejo e o Algarve, a região ocupa cerca de um terço do território nacional e reúne paisagens extensas, vilas históricas, patrimônio arqueológico e arquitetônico, além de gastronomia reconhecida e vinhos premiados. Essencialmente rural, o Alentejo oferece uma experiência autêntica que integra natureza, cultura e enoturismo — vivências que também aparecem em destaque no Olhar Braztoa, publicação que aponta as experiências mais desejadas e as principais tendências que vêm guiando as escolhas dos viajantes brasileiros e se consolidando nas prateleiras das operadoras.
A Convenção Braztoa 2026 acontecerá de 19 a 23 de outubro, com hospedagem nos hotéis da Rede Vila Galé na região. Durante o evento, os associados terão acesso a diversas vivências e experiências cuidadosamente selecionadas e organizadas pelo Turismo do Alentejo, com exclusividade aos associados Braztoa, permitindo conhecer em profundidade a oferta e as possibilidades do destino. Além disso, a programação incluirá encontros técnicos e momentos exclusivos para os associados discutirem estratégias, trocarem experiências e pensarem juntos no fortalecimento do segmento, fortalecendo o coletivo e, ao mesmo tempo, gerando benefícios individuais para todos.
“O Brasil é um mercado prioritário para o Vila Galé, pela nossa presença com 12 hotéis no país, em breve 13, com a abertura do Collection Amazônia em Belém, e também pelo fluxo de brasileiros para Portugal e Cuba. Por isso, a relação com as operadoras brasileiras é fundamental. Receber a Convenção Internacional da Braztoa nos Vila Galé do Alentejo (Évora e Elvas) será um marco para a promoção do destino no mercado brasileiro. Será um prazer acolher todos os participantes e apresentar a gastronomia, os vinhos, as paisagens e o patrimônio histórico da região”, disse Pedro Ribeiro, Sales and Marketing Director do Vila Galé Hotels.
"É com grande satisfação que anunciamos que o Alentejo será a sede da Convenção Braztoa em 2026, com essa parceria com o Vila Galé. O Alentejo é uma região exclusiva de Portugal,localizada a poucos quilômetros de Lisboa, e que une arte, cultura e gastronomia de forma singular.
Agradecemos a hospitalidade e o acolhimento recebidos nesta etapa preparatória e já deixamos aqui o convite: esperamos todos em 2026 para vivenciar o melhor da nossa região”, disse José Santos, Presidente da ARPT Alentejo.
“Agradecemos ao Alentejo pela pronta decisão de nos acolher no próximo ano. Já estamos todos ansiosos para conhecer ainda mais o que o destino tem a nos oferecer”, disse Fabiano Camargo, Presidente do Conselho da Braztoa.
“Portugal já tem uma posição consolidada no desejo dos viajantes brasileiros, mas com a escolha do Alentejo queremos ir além, oferecendo aos nossos operadores a oportunidade de vivenciar uma região autêntica, de se conectar verdadeiramente com o destino e com os empresários locais. Nossa intenção é que cada operador volte dessa experiência não apenas com novos produtos, mas com um olhar renovado sobre como destinos genuínos podem se transformar em protagonistas nas prateleiras do mercado. A Convenção será um espaço privilegiado para fortalecer laços, criar novas parcerias e oportunidades de negócios, e com as condições ideais para gerar conexões de valor para todos os participantes: destino, empresários portugueses e nossos operadores.” comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa