Bruno Reis anuncia abertura de 30 novos leitos de Covid-19 em Salvador
Unidades estão disponíveis no Hospital Martagão Gesteira

Foto: Reprodução/Instagram
Visando reforçar o sistema de saúde no momento de explosão de casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM), anunciou a abertura de 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos no Hospital Martagão Gesteira na manhã desta sexta-feira (4). Durante coletiva no auditório da unidade de saúde, ele explicou que serão 10 leitos de UTI pediátrico e 20 de enfermaria.
Segundo o prefeito, a situação epidemiológica do município é preocupante porque nunca a taxa de transmissão esteve tão elevada. “Os casos ativos elevaram a demanda por novos leitos. Nós sempre trabalhamos com leitos suficientes para atender as demandas, mas nos últimos dias começamos a ficar no limite. Isso porque, hoje, a cidade de Salvador tem 95% de ocupação dos leitos de UTI e a Bahia 90% de ocupação de leitos de UTI pediátrica. Nós estamos trabalhando para adotar medidas que ampliem as ofertas de leitos”, afirmou Bruno.
“Conversamos com a rede privada e avaliamos até montar um hospital de campanha próprio para isso. Mas no final chegamos ao entendimento com o Martagão, que é um parceiro da prefeitura. Esses 10 leitos de UTI pediátrico correspondem a ampliar em 50% a nossa oferta. E isso, sem dúvidas, vai baixar o percentual de ocupação dos leitos e permitir que nós possamos trabalhar com uma tranquilidade maior. Eu espero que essa seja a última batalha contra o coronavírus", completou.


