ButanVac induz resposta superior a da Pfizer e da Moderna, diz estudo

Pesquisa feita na Tailândia ainda é considerada preliminar e precisa ser revisada pela comunidade científica

Por Da Redação
Às

ButanVac induz resposta superior a da Pfizer e da Moderna, diz estudo

Foto: Divulgação/GOV-SP

Um estudo preliminar, ainda em estágio inicial, realizado na Tailândia, indica que a ButanVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, induz que a produção de anticorpos contra a doença é proporcionalmente maior do que a reposta imunológica produzida por vacinas que utilizam o mRNA (RNA mensageiro), como a Moderna e a Pfizer/BioNTech. A pesquisa foi divulgada na plataforma MedRxiv, nessa sexta-feira (28).

A pesquisa ainda precisa ser comprovada pela comunidade científica. O estudo comparou a atividade de neutralização do Sars-CoV-2 da ButanVac com a da vacina da Pfizer.

De acordo com os pesquisadores, a atividade que liga a proteína spike - usada pelo coronavírus para entrar nas células humanas - das amostras dos vacinados com a ButanVac foi maior do que a registrada com a Pfizer, apresentando maior proteção aos que receberam o imunizante produzido pelo Butantan.

A NDV-HXP-S, nome internacional da ButanVac, é produzida a partir de uma versão inofensiva do vírus de Newcastle, que contém a proteína spike. Com isso, a vacina "ensina" o sistema imunológico humano a se defender da Covid-19.

A ButanVac é o imunizante brasileiro que está com o desenvolvimento mais avançado. Os testes pré-clínicos, em laboratório e animais, já foram concluídos e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou os ensaios clínicos com humanos, em julho de 2021, da 1ª e 2ª fases, A 3ª fase, a última, ainda foi solicitada pelo Butantan.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.