BYD confirma três carros que serão feitos em Camaçari
Song Pro Flex, Dolphin Mini e King serão montados localmente

A BYD apresentou os primeiros veículos em pré-produção na fábrica de Camaçari. Os modelos Dolphin Mini e Song Pro foram os primeiros a sair da linha de montagem, embora a planta ainda não esteja oficialmente inaugurada. A marca também confirmou que o sedã King será produzido na unidade baiana. A produção em série está prevista para começar em setembro.
O investimento da fabricante no Brasil é de R$ 5,5 bilhões. A expectativa da empresa é iniciar a montagem nacional ainda em 2024. A fábrica de Camaçari estava inicialmente prevista para começar as operações no primeiro trimestre de 2025, com foco na produção do Song Pro híbrido e do Dolphin Mini elétrico.
A operação na Bahia se soma às demais estruturas da marca no Brasil. A BYD já possui uma linha de montagem de ônibus e painéis solares em Campinas (SP), além de uma unidade de produção de baterias em Manaus (AM). A empresa estima gerar mais de 10 mil empregos diretos e cerca de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
A linha de montagem ainda terá sistema de sequenciamento inteligente da linha de produção priorizando os modelos com maior demanda. Cada veículo pode ser rastreado em tempo real ao longo da montagem. Robôs executam tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias. O espaço é utilizado em três dimensões para aproveitamento total da área disponível. Ademais, a Continental será fornecedora de pneus. A empresa também anunciou 3 mil vagas de empregos na região.
Outra tecnologia é o sistema de fricção silenciosa que mantém o nível de ruído abaixo de 70 decibéis. O prédio principal, com 156.800 metros quadrados, está entre os maiores da América Latina voltados à produção de veículos elétricos. Contudo, a planta ainda não conta com maquinário pesado.
Modelos confirmados na produção
O Dolphin Mini 2026 já está disponível na rede de concessionárias. O modelo mantém motor elétrico de 75 cv, torque de 13,7 kgfm, aceleração de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e velocidade máxima de 130 km/h. A bateria tem 38 kWh e autonomia de 280 km, conforme o PBEV do Inmetro.
O Song Pro Flex foi desenvolvido com participação de engenheiros brasileiros. O sistema híbrido combina um motor 1.5 flex de até 99 cv com um propulsor elétrico de até 160 cv. A potência total do conjunto não foi divulgada pela marca.
Já o sedã King terá motor 1.5 a gasolina de 110 cv e motor elétrico de 197 cv, totalizando 235 cv e torque de 33,1 kgfm. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. O carro deve receber sistemas de assistência à condução, como controle de cruzeiro adaptativo.