C6 Bank estima que inflação pode voltar a subir no 2º semestre
Caso isso ocorra, processo de queda de juro ficará prejudicado

Foto: Agência Brasil
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal índice inflacionário brasileiro, fechou o mês de março com variação mensal de 0,71% e acumulado em 12 meses de 4,65%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a primeira vez que a inflação fica abaixo de 5% desde o início de 2021. O mercado financeiro diz, no entanto, que há obstáculos pela frente.
Isso porque o Comitê de Política Monetária (Copom) não sinalizou uma queda dos juros na última reunião, realizada em 22 de março. Por isso, dificilmente a autoridade monetária vai decidir reduzir a Selic no próximo encontro, que acontecerá em 3 de maio. Em entrevista ao Metrópoles, Claudia Moreno, economista do C6 Bank, afirmou que é mais provável que o início do ciclo de queda dos juros aconteça depois de julho.
“A inflação deve voltar a acelerar a partir do segundo semestre, quando o efeito da redução de impostos adotada pelo governo em 2022 tiver saído completamente da base do IPCA", disse a especialista. Para o C6 Bank, o IPCA terminará o ano em 6%, acima do patamar atual e acima do teto da meta estipulada pelo Banco Central, de 4,75%.