Cactus Shine 1.6 THP: a melhor versão do SUV

Avaliamos a versão topo de linha do Citroën C4 Cactus, produto de maior sucesso do grupo PSA

[Cactus Shine 1.6 THP: a melhor versão do SUV]

FOTO: Divulgação

 

O C4 Cactus chegou ano passado para reforçar a voz dos SUVs do grupo PSA, que une as marcas Peugeot e Citroën. Agora, o Cactus é o produto mais vendido da marca e só em abril emplacou 1.502 unidades. É pouco diante das 5.714 unidades do rival Renegade, mas é quase o dobro do parente Peugeot 2008, que emplacou 814 unidades neste período. 

Moderno 
Se você busca um SUV compacto com motor esperto, vai encontrar no Cactus um produto acertado. Mesmo com cinco anos de vida na Europa, até lá seu visual é diferentão, o que ele repete aqui. 

Desta vez rodamos 500 quilômetros a bordo do crossover compacto da marca francesa fabricado em Porto Real/RJ, onde testamos as inovações do veículo e também seus pontos a melhorar. O consumidor já aprovou.

Grande forma 
O motor do Cactus Shine é o 1.6 THP turboflex de 173cv. Sempre disposto desde as mais baixas rotações, com torque de 24,5 kgfm disponível logo cedo, o motor entrega força e velocidade à medida. 

O câmbio automático Aisin de seis velocidades atua em boa dupla com o propulsor com a diferença do efeito freio motor, muito útil nas descidas, e quase inexistente neste grau em todo o segmento. Também é raro o freio a disco na traseira embora isso só seja uma vantagens em freadas bruscas e em curvas. O sistema Grip Control se adapta a vários tipos de terreno mas na prática a diferença foi muito pouco percebida. 

Na hora de enfrentar a cidade o Cactus se destaca pelo assistente de permanência em faixa mas nas manobras fica devendo sensor de ré apesar da câmera. O porta-malas de 320 litros é bem restrito graças ao recorte da tampa, que atrapalha o carregamento de itens de maior volume mas é possível rebater os bancos e ampliar o espaço.

Atrás, os bancos tem acomodação ideal embora o elevado túnel central atrapalhe o quinto passageiro e não há qualquer porta-objetos. Com todo esse conjunto o prazer ao volante não sofre com qualquer demanda entregando desempenho e baixo consumo, sempre acima dos 10km por litro na cidade e 14km por litro na estrada. Aliás, o baixo peso de 1.221kg é outro trunfo que ajuda o motor THP a mostrar seu trabalho. 

Design atual   

O estilo do Cactus é bastante atual e mesmo nove meses após sua chegada ao mercado, impressiona pelo visual próprio. Por dentro todo o arrojo presente no modelo europeu fica oculto sob excesso de plástico, ainda que de boa qualidade e bons encaixes.

O Cactus tem soluções interessantes como o rack projetado para a frente, o teto de efeito flutuante e a dianteira curvilínea com conjunto ótico “rasgando” o capô. O modelo brasileiro é 3,4cm mais alto que o europeu por conta das nossas valetas e o péssimo asfalto, ainda assim é mais baixo que os concorrentes. 

Conforto e tecnologia  
Para melhorar a vida a bordo, o C4 Cactus tem o mesmo sistema multimídia já presente em modelos como o C4 Lounge. O console central aliás, é idêntico ao do sedã assim como o cluster que é todo digital, com poucos elementos, mas fácil de entender e de manejar com o volante multifuncional. Na tela de 7 polegadas há climatização digital sem controles giratórios, conexão com smartphones Andoid e Apple e espelhamento de navegação. 

Durante a rodagem, o controle de velocidade adaptativo também provou seu valor assim como o assistente de frenagem de emergência, mais um item único no segmento. Para ser perfeito, só faltou suspensão traseira independente. Apesar do limpador de para-brisa ter comando automático, o curso do equipamento é longo demais e acaba esbarrando na quina do vidro e fazendo barulho que não combina com seu o silêncio.  

Mesmo diante de um concorrente como o Chevrolet Tracker com motor 1.4 turbo, equivalente ao THP na proposta, o modelo Franco-brasileiro é superior. Talvez lhe faltasse uma multimídia um pouco mais eficiente e mais um ponto de carregamento USB. O preço de R$ 98,9 mil está na média dos seus concorrentes, o que fez dele um importante aliado neste momento de mudança no portfólio da marca.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!