Caixa Econômica apresenta planejamento para pagamento do Auxílio Brasil

O presidente da instituição anunciou calendário de pagamentos de novembro e dezembro

Por Da Redação
Às

Caixa Econômica apresenta planejamento para pagamento do Auxílio Brasil

Foto: Reprodução

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, apresentou nesta terça-feira (16), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o planejamento do banco para pagar o Auxílio Brasil, benefício federal que substitui o Bolsa Família a partir da próxima quarta-feira (17). Segundo ele, o Auxilio Brasil será pago a todos os brasileiros que estão no Bolsa Família a partir de novembro. No total, são 14,5 milhões de famílias que serão transferidas automaticamente para o novo programa. Pedro Guimarães explicou, ainda, que os beneficiários cadastrados no Bolsa Família não precisam fazer um novo cadastro para receber o Auxílio Brasil.  

“O programa começa a partir de amanhã, dia 17 de novembro. Todo o benefício é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal. No total, serão mais de 14 milhões de famílias atingidas a partir de amanhã e não há necessidade de cadastro. Isso porque nós utilizaremos o mesmo cadastro dos beneficiários do Bolsa Família. Ou seja, há uma migração automática e, além disso, todo mês há uma revisão realizada pelo Ministério da Cidadania”, disse.

“Vale reforçar que a Caixa é o agente pagador, nós não realizamos essa avaliação. Quem realiza a revisão do cadastro é o Ministério da Cidadania e nós recebemos todo o mês a base de pessoas que receberão o benefício. Neste momento, nós já recebemos a relação para o Auxilio Brasil. As pessoas já podem fazer a consulta no aplicativo Caixa Tem e amanhã começa normalmente o pagamento”, completou. 

O presidente da Caixa afirmou, ainda, que no aplicativo Caixa Tem poderão ser consultadas informações sobre o benefício, como saldo e pagamento de parcelas. No novo aplicativo Auxílio Brasil também é possível consultar informações sobre o benefício, como calendário de pagamentos.

Ainda durante a transmissão, Guimarães anunciou o calendário de pagamentos de novembro e dezembro. O Auxílio Brasil manteve as datas de depósito do Bolsa Família, segundo um calendário de acordo com o fim do Número de Inscrição Social (NIS). Conforme o anúncio, o pagamento será realizado de acordo com o fim do Número de Inscrição Social (NIS). 

Veja:

(Novembro)

-NIS com final 1: 17 de novembro
-NIS com final 2: 18 de novembro
-NIS com final 3: 19 de novembro
-NIS com final 4: 22 de novembro
-NIS com final 5: 23 de novembro
-NIS com final 6: 24 de novembro
-NIS com final 7: 25 de novembro
-NIS com final 8: 26 de novembro
-NIS com final 9: 29 de novembro
-NIS com final 0: 30 de novembro

Dezembro

NIS com final 1:  (10/12)
NIS com final 2: (13/12)
NIS com final 3: (14/12)
NIS com final 4: (15/12)
NIS com final 5: (16/12)
NIS com final 6:  (17/12)
NIS com final 7: (20/12)
NIS com final 8: (21/12)
NIS com final 9: (22/12)
NIS com final 0: (23/12)

Pagamento e valor

Ainda de acordo com a Caixa, as famílias que recebem o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa TEM, em conta Poupança Digital, receberão o Auxílio Brasil na mesma modalidade de pagamento e poderão continuar movimentando seu benefício pelo aplicativo.

A Caixa informou ainda que os canais para saque dos benefícios e consulta de informações permanecem os mesmos: aplicativo Caixa TEM, terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das agências da Caixa, que voltam ao horário normal de funcionamento no dia 23 de novembro. Também será lançado um aplicativo chamado Auxílio Brasil, que substituirá o aplicativo Bolsa Família.

O valor médio do benefício será de R$ 217,18 mensais em novembro. Segundo o Ministério da Economia, o valor representa um aumento de 17,84% no tíquete médio pago até então no Bolsa Família (R$ 190). O governo pretende ampliar o número de beneficiários do Auxílio Brasil em dezembro, para 17 milhões de famílias, o equivalente a 50 milhões de pessoas. A ideia, porém, depende da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios e vai atender quem já está na fila de espera do Bolsa Família.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.