Caixa suspende exposição que fazia crítica a Bolsonado e ex-ministros
Exposição da Caixa Cultural em Brasília mostrava uma série de artes políticas, como ilustração de Bolsonaro defecando em bandeira do Brasil

Foto: Reprodução/@colecao_bandeira_2
Após inúmeras polêmicas envolvendo obras de artistas, a Caixa Econômica anunciou o cancelamento da exposição 'O Grito!' , que estava próxima a ser aberta para visitação pública na Galeria Principal da Caixa Cultural em Brasília.
De acordo com a nota oficial da instituição, a obra 'Bandeiras', de Marília Scarabello, foi o motivo para o cancelamento da exposição. A obra consistia em diversas releituras da bandeira nacional que retratam diferentes imaginários sobre o Brasil, e foram recebidas pela artista desde 2016.
Dentre as obras mais polêmicas, uma delas retrata o ex-presidente Jair Bolsonaro defecando sobre a bandeira do Brasil. Outra imagem controversa mostrava os ex-ministros Paulo Guedes e Damares Alves, junto com o presidente da Câmara, Arthur Lira, em uma lata de lixo com as cores do Brasil.
A Caixa justificou o cancelamento da exposição devido à identificação de um "viés político" que vai contra as diretrizes estabelecidas pelo Programa de Ocupação dos espaços da Caixa Cultural 2023/2024. A direção do banco afirmou que irá investigar a responsabilidade pelo ocorrido por meio dos órgãos internos.