Cajazeiras busca oficialização de circuito no bairro para Carnaval de Salvador em 2026
Caso medida seja aprovada, 'Circuito Ancestral' deve reunir cerca de 8 mil pessoas e promover economia local

Foto: Divulgação
O bairro de Cajazeiras, em Salvador, pode ter um circuito oficializado para o Carnaval de Salvador. A proposta faz parte de uma série de oficializações do Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares de Salvador (Comcar).
Comunidades locais no bairro de Cajazeiras criticam a falta de um evento realizado na região durante o período do Carnaval. Conforme relatado, a falta da celebração gera a perda de identidade cultural comunitária, além da fuga de investimentos e a descapitalização da economia local.
Por isso, a comunidade busca a oficialização do Circuito Ancestral, que terá início no Mercado Municipal de Cajazeiras e seguirá até o Campo da Pronaica.
A medida tem o intuito de valorizar artistas e blocos locais, de modo a promover a rica produção cultural do bloco, que não encontraram tantas oportunidades de desfilar no próprio bairro devido à falta de um circuito local estruturado.
Caso o Circuito Ancestral seja oficializado, deve atrair cerca de 8 mil pessoas, apresentar avanços para comércio local e mobilizar a economia solidária, com 250 ambulantes e 200 recicladores.