Câmara aprova medida que permite venda direta de etanol aos postos

Venda de gasolina de qualquer marca foi barrada

[Câmara aprova medida que permite venda direta de etanol aos postos]

FOTO: Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (25), a Medida Provisória (MP) 1063/21, que permite que os postos de combustíveis comprem etanol hidratado diretamente de produtores ou importadores, sem a necessidade de distribuidoras. A MP segue para a análise no Senado Federal.

O texto original, enviado pelo Executivo, autorizava os postos a vender combustíveis de outras marcas, sem ser necessariamente das bandeiras deles, informando ao consumidor. No entanto, a medida foi retirada.

O relator da proposta, Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), aponta que o Executivo aposta que "isso poderia baratear" o preço dos combustíveis. Já a bancada de oposição afirma que é questionável que "se tenha um posto de uma bandeira vendendo produtos de outra marca."

Sobre a proposta do governo de venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis, que era discutida desde 2019, para aumentar a competitividade no setor, Coutinho afirma que é uma "boa iniciativa" e deve diminuir o custo final dos combustíveis.

"Você tem uma região que tem usinas e que possa vender aos postos de toda a região, que certamente vai baratear o custo de frete", conclui.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!