Câmara autoriza suplente de Zambelli a fazer alterações em gabinete
Mudanças em gabinetes herdados por suplentes durante o período de licença do titular são proibidas por um ato da direção da Casa

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
A Mesa Diretora da Câmara autorizou, na terça-feira (9), o deputado Missionário José Olímpio (PL-SP), suplente da deputada Carla Zambelli (PL-SP), a realizar alterações na equipe do gabinete herdado por ele da parlamentar.
Olímpio assumiu o mandato como suplente em março deste ano, quando o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tirou uma licença do cargo parlamentar por 120 dias. Após o retorno de Eduardo, Olímpio continuou como suplente, desta vez cobrindo Zambelli, que deixou o Brasil e viajou à Itália antes do Supremo Tribunal Federal (STF) tornar definitiva sua condenação pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
Para fugir, Zambelli solicitou um afastamento de 127 dias, resultando na convocação de um substituto. Em julho deste ano, a parlamentar foi presa na Itália e, desde então, espera um processo de extradição e um processo de cassação na Câmara.
Com a licença de Zambelli, Olímpio foi impedido de fazer alterações no gabinete, já que um ato da direção da Casa, editado em 1979, proíbe mudanças em gabinetes herdados por suplentes durante o período de licença do titular. No entanto, o parlamentar já vinha criticando a proibição desde que assumiu o mandato de Eduardo.
No entanto, nesta terça-feira, a direção da Câmara flexibilizou, em caráter excepcional, as regras que impediam as alterações. A medida, porém, não se estende a outros suplentes.
"A Mesa da Câmara dos Deputados resolve autorizar, em caráter excepcional, que o deputado Missionário José Olímpio, suplente da deputada licenciada Carla Zambelli, promova movimentações de pessoal no âmbito do gabinete parlamentar da titular, à vista da necessidade de reestruturação de equipe de apoio indispensável ao adequado desempenho das funções legislativas, representativas e fiscalizatórias constitucionalmente garantidas aos membros da Câmara dos Deputados", diz o ato.