Câmara avalia nesta terça (6) pedido de suspensão do mandato de Gilvan da Federal por ofensas a Gleisi Hoffmann
Conselho de Ética tem 15 dias para decidir sobre o caso

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados avalia nesta terça-feira (6), às 11h, o pedido de suspensão cautelar do mandato do deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) por supostas ofensas direcionadas à ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
O pedido foi feito pela Mesa Diretora da Casa na última quarta-feira (30) após o parlamentar se referir à ministra das Relações Institucionais do governo, Gleisi Hoffmann, como "amante" enquanto citava alguns apelidos usados para identificar supostos repasses irregulares da Odebrecht a políticos. Ainda durante a audiência, Gilvan disse que a pessoa apelidada de "Amante" deveria ser "uma prostituta do caramba".
No documento enviado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a Mesa Diretora diz que o deputado “incorreu em condutas incompatíveis com o decoro parlamentar (…), ao proferir manifestações gravemente ofensivas e difamatórias” contra Gleisi, “em evidente abuso das prerrogativas parlamentares, o que configura comportamento incompatível com a dignidade do mandato”.
Conforme o Projeto de Resolução nº 32/2024, que autoriza a suspensão de mandato de deputado de forma cautelar por quebra de decoro, o Conselho de Ética tem 15 dias para decidir sobre o caso.