Câmara cria comissão externa para acompanhar situação dos Yanomami

Casa também aprovou um grupo de trabalho para verificar denúncias

Por Da Redação
Ás

Câmara cria comissão externa para acompanhar situação dos Yanomami

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (5), a criação de uma comissão externa de deputados para averiguar a situação de crianças, adolescentes e mulheres da comunidade Aracaçá, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, que teriam sido vítimas de violência praticada por garimpeiros. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), será o responsável por formalizar a indicação dos membros.

Há dois dias, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa já havia criado um grupo de trabalho para acompanhar a situação. Denúncia divulgada na semana passada aponta que uma menina indígena teria morrido após ser estuprada e de que outra teria desaparecido em um episódio envolvendo garimpeiros. A Polícia Federal visitou (PF) a aldeia para apurar a denúncia e a encontrou queimada, sem a presença dos moradores.

O caso ganhou repercussão nacional e motivou a campanha “CADÊ OS YANOMAMI” nas redes sociais. A comissão externa foi proposta pelas deputadas Erika Kokay e Joenia Wapichana, com apoio de outros parlamentares. “Ninguém pode ficar indiferente a isso”, disse Wapichana. 
 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário