• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Câmara mantém exigência de “pedágio” na aposentadoria por tempo de contribuição

Câmara mantém exigência de “pedágio” na aposentadoria por tempo de contribuição

Dos nove destaques apresentados nesta quarta, seis já foram negados pelo Plenário

Por Da Redação
Ás

Câmara mantém exigência de “pedágio” na aposentadoria por tempo de contribuição

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em votação realizada nesta quarta-feira (7) na Câmara dos deputados, foi derrubada por 352 votos a 136 a medida do Partido Democrático Trabalhista (PDT). A maioria dos deputados preferiu manter a exigência de “pedágio” na aposentadoria por tempo de contribuição.

A medida mantém a obrigação do pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltar para atingir o requisito de recolhimento, sendo 30 anos para mulher e de 35 anos para o homem.

Na madrugada desta quarta, o plenário da Câmara aprovou o texto principal por 370 votos a favor, 124 contra e 1 abstenção. Na sessão de hoje, estão sendo analisados os destaques que podem suprimir trechos do texto
 

Destaques rejeitados

Até o fechamento desta matéria, seis dos nove destaques apresentados foram negados pelo Plenário. Dentre eles o do PT, que permitia que recolhimentos do trabalhador abaixo do valor mínimo exigido para determinada categoria conte como mês de efetiva contribuição. 

O segundo negado do dia foi o do PC do B, do qual as maiorias dos deputados decidiram manter as mudanças do cálculo de pensões por morte, permitindo o pagamento de pensões inferiores a um salário mínimo caso o segurado tenha outras fontes formais de renda. 

Em seguida, mais um de autoria petista foi rejeitado. O destaque desejava retirar a fixação, na Constituição, de critérios de renda para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Dando continuação a série de negações, o quarto pedido a ser negado foi o do PSol que pedia a derrubada da restrição do abono anual do PIS/Pasep. Atualmente, podem receber o abono, de até um salário mínimo, aqueles que recebem até dois salários mínimos R$ 1.996,00 mensais. Com a aprovação da reforma a regra muda para os trabalhadores que recebam até R$ 1.364,43 ao mês. 

O quinto destaque rejeitado nesta quarta-feira foi o do Partido Novo. A Câmara decidiu manter, por  394 votos a 9, e manteve as idades especiais de aposentaria para professores aprovada na reforma da previdência.

No momento está em debate o projeto do partido Socialista Brasileiro (PSB) que pretende excluir do texto o aumento, ao longo do tempo, de pontos exigidos do trabalhador sujeito a agentes nocivos (químicos, biológicos e físicos) na regra de transição.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.