• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Câmara técnica pede que Ministério da Saúde vacine crianças contra Covid-19

Câmara técnica pede que Ministério da Saúde vacine crianças contra Covid-19

Marcelo Queiroga, no entanto, ainda é resiste ao assunto

Por Da Redação
Às

Câmara técnica pede que Ministério da Saúde vacine crianças contra Covid-19

Foto: Otávio Santos / Secom / PMS

A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI-COVID) pediu na última quinta-feira (23), em nota, que o Ministério da Saúde “acate o posicionamento obtido por unanimidade” em favor da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra o novo coronavírus. Dados da câmara mostram que uma criança morreu por Covid-19 a cada dois dias no Brasil ao longo da pandemia.

Até o início de dezembro, 2.978 diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-1- ocorreram em crianças de 5 a 11 anos, com 156 mortes, em 2020. E em 2021, já foram registrados 3.185 casos nessa faixa etária, com 145 mortes, totalizando 6.163 casos e 301 mortes desde o início da pandemia, o que, em 21 meses de pandemia, significa 14,3 mortes por mês.

“Diante do exposto, a CTAI COVID-19 espera que o Ministério da Saúde acate o posicionamento obtido por unanimidade e defina as estratégias para a operacionalização mais adequada da vacinação desse grupo etário, a fim de alcançar a maior cobertura, no menor tempo possível”, afirma a nota.

“Destacamos ainda, que a chegada de uma nova variante como a Ômicron, com maior transmissibilidade, faz das crianças (ainda não vacinadas) um grupo com maior risco de infecção, conforme vem sendo observado em outros países onde houve transmissão comunitária desta variante. Neste contexto epidemiológico, torna-se oportuno e urgente ampliarmos o benefício da vacinação a este grupo etário”, completa. 

Na última quinta (23), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o governo federal autorizará a aplicação de vacinas em crianças apenas sob a prescrição de um médico, contrariando parecer científico da câmara técnica e de outros órgãos e sociedades científicas do país.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.