Campanha nacional incentiva doação de leite materno

Na Bahia, doação pode ser feita em 10 pontos espalhados pelo estado; 5 em Salvador

[Campanha nacional incentiva doação de leite materno]

FOTO: Divulgação

Com o slogan “Doe leite materno, alimente a vida”, o Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (17) a campanha de doação de leite materno, válida em todo o território nacional. A pasta projeta ampliar em 15% as doações a partir desta iniciativa, que consiste em divulgação em veículos de imprensa ao longo do mês e também nas unidades que recolherão o leite. Na Bahia, existem 10 pontos espalhados pelo estado – cinco na região metropolitana de Salvador, três em Feira de Santana e adjacências e um em Vitória da Conquista e outro em Itabuna.

O leite doado é estocado em uma rede de bancos de leite, e é usado principalmente para alimentar crianças que nascem prematuras ou com baixo peso e que não podem ser amamentados pelas próprias mães.

No Rio de Janeiro, onde foi lançada a campanha que tem como parceira a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), representada no Brasil pela Fiocruz, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, disse que a doação vai impactar positivamente as mães que estão na UTI e, por isso, longe dos filhos recém-nascidos. “A gente tem uma correlação direta entre aleitamento materno e redução de mortalidade infantil. No caso dos prematuros, isso ainda é mais dramático. Nós temos muitas mães que, pela prematuridade, estão na UTI e há uma ruptura desse vínculo [entre mãe e filho]. Esse bebê tem, como arma principal de prevenção, o leite materno”, afirmou. 

Conforme os dados apresentados pela pasta, quase dois milhões de bebês foram beneficiados com a doação de leite materno no Brasil nos últimos 10 anos. Mandetta também destacou que o Brasil é uma referência mundial na manipulação de leite materno, com uma série de países que adotam tecnologia brasileira de coleta, pasteurização e entrega do alimento.

A campanha antecipa O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio por iniciativa do Brasil. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!