Câncer colorretal: dados mostram maior incidência da doença em jovens
Inca prevê 44 mil novos casos por ano no Brasil

Foto: Reprodução/Pixabay
Dados oficiais dos Estados Unidos mostram que o câncer colorretal será, em alguns anos, o tipo que mais mata pessoas entre 29 e 50 anos no país. Desde o início da década de 1990, a incidência desse tipo de câncer em jovens aumentou de 2% para 4% ao ano em muitos países, incluindo o Brasil.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), por exemplo, estima o surgimento de 44 mil novos casos por ano de câncer de intestino no Brasil, com 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul.
A maioria dos cânceres colorretais tem origem em crescimentos chamados pólipos, localizados no revestimento interno do cólon ou reto. Embora nem todos os pólipos se transformem em câncer, alguns tipos podem sofrer essa mudança ao longo de muitos anos.
A detecção precoce do câncer, por meio do exame de colonoscopia, em todas as pessoas acima dos 50 anos é uma estratégia fundamental para encontrar um tumor na fase inicial e, assim, aumentar a chance de tratamento. Os principais sintomas a serem observados são: sangue nas fezes, dores abdominais, barriga inchada, mudanças nos hábitos intestinais, emagrecimento arrependido, cansaço e falta de ar.
*Com informações do portal R7.