Candidatos infectados por covid-19 terão nova chance de fazer Enem em fevereiro de 2021
Informação foi confirmada pelo presidente do Inep nesta terça-feira (24)

Foto: Reprodução/A Gazeta
Os candidatos ao Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) que forem diagnosticados por alguma doença infectocontagiosa, como a Covid-19 e estiverem impossibilitados de fazer as provas, poderão ter uma nova chance. Em entrevista, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Camilo Mussa, afirmou nesta terça-feira (24) que, nesse caso, a orientação é ligar para a central de atendimento do Inep (0800 616161) e comunicar a doença até um dia antes da data da prova.
Fora isso, depois da aplicação, o candidato também deve registrar o problema anexando laudo médico na Página do Participante. Os casos deferidos pelo Inep terão a possibilidade participar de uma reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, mesma data em que o Enem aplicado a pessoas com privação de liberdade. Além de Covid-19, o edital prevê também outras doenças como varíola, meningites, sarampo e rubéola por exemplo.
Segundo o Inep, não só pessoas com problemas de saúde na data das provas poderão participar da reaplicação. Para a edição de 2020, o Enem teve mais de 5,7 milhões de inscrições confirmadas. Todos os candidatos e profissionais envolvidos no exame devem fazer uso obrigatório de máscara de proteção facial, exceto para os casos previsto na lei n.º 14.019, de 2020.