Candidatos votam em segundo turno das eleições presidenciais de Portugal; pesquisa aponta vitória de José Seguro
Devido as fortes chuvas, a votação chegou a ser adiada por uma semana

Foto: Reprodução/Flickr
O candidato de esquerda, Antônio José Seguro, e o de direita André Ventura, votaram no segundo turno das eleições presidenciais em Portugal, neste domingo (8). Segundo as pesquisas divulgadas, Seguro saíra vitorioso.
As urnas abriram às 8 horas da manhã no horário local (5 horas de Brasília) e fecham às 19 horas (16 horas de Brasília). Com as chuvas intensas e ventos fortes no sul e centro de Portugal, as votações chegaram a ser adiadas por uma semana devido às inundações.
O adiamento afeta cerca de 37 mil eleitores registados, ou 0,3% do eleitorado. Ventura afirmou que a votação deveria ter sido adiada após as tempestades que atingiram a Península Ibérica.
Conforme as pesquisas, Seguro obteve mais de 50% dos votos - indicando o dobro da porcetagem esperada para seu rival de direita, André Ventura. O candidato garantiu apoio de diversos conservadores proeminentes após o primeiro turno.
A presidência portuguesa é em grande parte cerimonial, mas confere alguns poderes importantes, incluindo a capacidade de dissolver o parlamento em determinadas circunstâncias. Segundo Ventura, ele seria um presidente mais "intervencionista" e pretende expandir a autoridade do cargo.


