Capacete para minimizar problemas respiratórios relacionados a Covid-19 tem eficácia comprovada

Resultados dos testes foram apresentados nesta quarta-feira (4)

Por Da Redação
Às

Capacete para minimizar problemas respiratórios relacionados a Covid-19 tem eficácia comprovada

Foto: Reprodução/G1

Testes comprovaram que um Elmo desenvolvido por pesquisadores da ESP/CE (Escola de Saúde Pública do Ceará) é eficaz para oferecer oxigênio, além de pressão ao redor da face do paciente, auxiliando na respiração. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (4), durante uma transmissão ao vivo no internet com participação de um dos idealizadores, Marcelo Alcântara, superintendente da ESP/CE.  

“Os testes com o Elmo mostraram que ele funciona para o que ele se propõe que é oferecer oxigênio, oferecer uma pressão ao redor da face do paciente, que auxilia a respiração, com isso melhora a capacidade respiratória e a ajuda a prevenir que o paciente precise de uma intubação e de um leito de UTI, por exemplo, com respirador”, informa Marcelo.

Os resultados dos testes clínicos realizados com o Elmo, capacete de respiração assistida para tratar pacientes com quadro leve ou moderado de Covid-19, mostraram que o aparelho é útil no auxílio ao tratamento de Covid-19 em pacientes internados. Um dos objetivos do dispositivo é prevenir intervenções mais drásticas, como intubação, e evitar que o paciente seja encaminhado para um leito de UTI, o que foi bem observado no quadro de seis de 10 voluntários.

A ideia de criar o aparelho surgiu há cerca de oito meses, quando a pandemia estava em seu auge no Ceará. A iniciativa uniu, além da ESP/CE, a Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), Senai/Ceará (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), UFC (Universidade Federal do Ceará) e Unifor (Universidade de Fortaleza).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.