• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Capitão Alden propõe projeto para garantir segurança jurídica a policiais; entenda

Capitão Alden propõe projeto para garantir segurança jurídica a policiais; entenda

Proposta do deputado federal define critérios objetivos para o conceito de fundada suspeita

Por Da Redação
Ás

Capitão Alden propõe projeto para garantir segurança jurídica a policiais; entenda

Foto: Divulgação

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, protocolou o Projeto de Lei 2404/2025, que propõe a definição de critérios claros para o conceito de fundada suspeita.

Segundo o parlamentar, o objetivo do texto é garantir maior segurança jurídica à atuação policial, uma vez que um dos principais desafios enfrentados pelos agentes de segurança pública é o questionamento das ações pelo Judiciário.

“O Código de Processo Penal apresenta o conceito de fundada suspeita, mas ele tem gerado interpretações divergentes e, não raramente, decisões judiciais que desconsideram a realidade operacional das forças de segurança”, disse o deputado.

“Em diversos casos, mesmo com apreensão de armas, drogas e outros itens ilícitos, juízes entendem, de forma superficial, que não havia fundada suspeita. Meu projeto busca eliminar essa subjetividade”, completou.

Alden cita como motivação para criação do projeto um julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrido em fevereiro, no qual um acusado de tráfico foi absolvido. Apesar da apreensão de armas, drogas e celulares, o STJ entendeu que a abordagem policial não foi devidamente justificada por fundada suspeita.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.