• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Cardeal Dom Sergio preside Missa em memória de Madre Vitória da Encarnação

Cardeal Dom Sergio preside Missa em memória de Madre Vitória da Encarnação

Religiosa, que nasceu e viveu em Salvador, morreu há 308 anos

Por Da Redação
Ás

Cardeal Dom Sergio preside Missa em memória de Madre Vitória da Encarnação

Foto: Divulgação

O Cardeal Dom Sergio da Rocha presidirá nesta quarta-feira (19) a Santa Missa em memória dos 308 anos da morte de Vitória da Encarnação, cuja causa de beatificação e de canonização está sob os cuidados da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A celebração terá início às 10h, no Convento Santa Clara do Desterro, no bairro de Nazaré, em Salvador, local onde a religiosa viveu e morreu.

História
 
Filha de Bartolomeu Nabo Correia e Luísa Bixarxe, a  Madre Vitória da Encarnação nasceu em Salvador, então capital do Brasil colonial, em 6 de março de 1661, sendo batizada no mesmo ano na antiga Sé da Bahia. Em 1675, quando Vitória estava com 14 anos, seu pai desejou enviá-la, juntamente com sua irmã mais velha, Maria da Conceição, para um convento nos Açores, em Portugal, porém a menina se recusou.

Em 1677, quando foi fundado o primeiro convento feminino no Brasil, o Convento de Santa Clara do Desterro da Bahia, a menina, então com 16 anos de idade, havia se tornado avessa à religião, preocupando seus pais com o seu comportamento. Vivia em Salvador, naquela época, um jesuíta de muita piedade a quem o povo venerava como santo já em vida e tinha fama de ser um profeta, o padre João de Paiva. Foi a ele que o pai da menina Vitória recorreu aflito ao perceber que sua filha havia tomado aversão às coisas sagradas. 

O padre o acalmou dizendo que a menina seria, no futuro, uma grande religiosa. Passaram-se alguns anos e Vitória começou a ter frequentes sonhos com a Mãe de Deus e seu Divino Filho. Neles a Virgem lhe apresentava o Menino e chamava-a para a vida consagrada. Conforme afirmam os religiosos,  Madre Vitória a responsável pela difusão da devoção ao Senhor Bom Jesus dos Passos na cidade de Salvador e mandou construir dentro da clausura do mosteiro uma capela a Ele dedicada.

Amou tanto as almas do purgatório que sufragava-as diariamente com orações e oferecia-lhes todas as missas em seu favor. Conforme narrou seu biógrafo, muitas almas se mostraram a ela em seus sofrimentos no purgatório e também voltavam para agradecer-lhe pelas orações em seu favor, quando de lá saíam para o Céu, resplandecentes de luz.

Serviço:

O que: 308 anos da morte da Serva de Deus Vitória da Encarnação
Quando: 19 de julho de 2023, às 10h
Onde: Convento Santa Clara do Desterro (Rua Santa Clara, s/n, Nazaré)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.