• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • VÍDEO: Governo garante direitos e proteção a trabalhadores informais em Salvador

VÍDEO: Governo garante direitos e proteção a trabalhadores informais em Salvador

Pacto do Trabalho Decente prevê apoio a catadores, cordeiros e ambulantes, diz secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos

Por Gabriel Rezende , Ane Catarine Lima
Às

Atualizado
VÍDEO: Governo garante direitos e proteção a trabalhadores informais em Salvador

Foto: Farol da Bahia

Os trabalhadores informais que atuarão no Carnaval de Salvador 2026 terão direito a uma série de ações asseguradas pelo Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, que visa melhorar as condições de trabalho na folia.

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (4), o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, afirmou que o governo da Bahia está comprometido em promover qualificação profissional para catadores de material reciclável, cordeiros e ambulantes, além de fornecer alimentação e suporte, como fardamentos e outros objetos de trabalho.

“Vamos fornecer equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e fardamentos, alimentação, protetor auricular, além de espaço para descanso. Ou seja, várias ações conjuntas para promover o trabalho decente no carnaval, pois sabemos que a festa também é a expressão das desigualdades sociais que existem na sociedade”, disse.

A declaração foi feita durante cerimônia do governo da Bahia no Pelourinho, na capital, que apresentou os serviços para o Carnaval de 2026.

Pacto do trabalho decente

Em novembro de 2025, o Governo do Estado formalizou a adesão ao Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico no Carnaval de Salvador.

A iniciativa conjunta entre a gestão estadual, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o município de Salvador tem como objetivo fortalecer políticas públicas voltadas à valorização e proteção dos cerca de 20 mil trabalhadores que atuam na cadeia produtiva da festa, incluindo ambulantes, catadores de resíduos sólidos e cordeiros.

Materiais recicláveis

No carnaval deste ano, ainda segundo Augusto Vasconcelos, o governo estadual pretende dobrar o número de coletas de materiais recicláveis nas ruas dos circuitos da capital baiana. No ano passado, foram coletadas mais de 100 toneladas.

“Estamos promovendo apoio às cooperativas de materiais recicláveis para aumentar o volume da coleta seletiva, mas também promover renda para quem cata latinha e plástico. No ano passado, coletamos 170 toneladas de materiais recicláveis só nas ruas da capital, e esse número deve ser superado em 2026”, concluiu.

Veja:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.