Carnaval de rua da cidade de São Paulo tem 28 blocos cancelados
Variante Ômicron e surto de gripe preocupam as autoridades

Foto: Reprodução
Uma portaria da Prefeitura de São Paulo, publicada no Diário Oficial do Município da última quinta-feira (23), anunciou que 28 blocos inscritos cancelaram sua participação no Carnaval de rua de 2022 da capital paulista. O cancelamento se deve ao avanço da variante Ômicron do novo coronavírus. Além disso, a epidemia de gripe na região também preocupa as autoridades.
Entre os blocos cancelados estão os de grandes nomes da música, como o Bloco KondZilla e o Bloco das Gloriosas (Gloria Groove). Em contrapartida, outros 164 blocos foram autorizados a fazer a festa no caso de a situação epidemiológica se mostrar favorável na época. “A autorização definitiva está condicionada à permissão da Covisa [Coordenadoria de Vigilância em Saúde]", ressalta a prefeitura na portaria. Com essas novas admissões, a capital tem ao menos 524 blocos inscritos atualmente, para o caso de a festa de rua ocorrer.
A situação atual da cidade não é ideal para a festa, segundo a prefeitura. Com o início de um surto de influenza, os atendimentos por síndrome gripal explodiram em dezembro e pressionam as redes pública e privada de saúde. As internações de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 cresceram 48,7% na última semana.


