• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Carnaval: mais de 37 mil agentes da Segurança Pública atuarão durante a festa na Bahia; Salvador terá 22,5 mil

Carnaval: mais de 37 mil agentes da Segurança Pública atuarão durante a festa na Bahia; Salvador terá 22,5 mil

Só em Salvador serão cerca de 22.500, entre policiais, peritos e bombeiros

Por Paulo Neto
Às

Atualizado
Carnaval: mais de 37 mil agentes da Segurança Pública atuarão durante a festa na Bahia; Salvador terá 22,5 mil

Foto: Paulo Neto/Farol da Bahia

Mais de 37 mil agentes da Segurança Pública serão mobilizados durante as festividades do Carnaval da Bahia neste ano. Só em Salvador serão cerca de 22.500, entre policiais, peritos e bombeiros. A informação foi divulgada durante entrevista coletiva para apresentar a operação, na manhã desta sexta-feira (6).

Geraldo Júnior, vice-governador da Bahia e coordenador da festa, detalhou que as ações da Segurança Pública para a festividade contam com a integração de movimentos sociais, Justiça e Direitos Humanos, que contará com políticas públicas de assistência a pessoas com deficiência, idosos e proteção à mulher.

O secretário da Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, reforçou a necessidade do aumento do policiamento por causa do volume de foliões em 150 dos 417 municípios, e falou sobre a importância dos portais de abordagem em edições anteriores da festa e afirmou que os investimentos na ferramenta serão mantidos.

Ao todo, 4.941 câmeras serão empregadas na operação de segurança para o carnaval, sendo 1.346 delas de reconhecimento facial. Desse total, 2.060 estarão no interior e 534 na Região Metropolitana de Salvador.

Werner destacou ainda o sucesso da prática de infiltração de policiais civis entre os foliões e afirmou que reforçou a estratégia para a festividade deste ano, além de inaugurar uma unidade específica para atuação de drones na festa.
 

Salvador

A capital baiana contará com 53 portais de abordagem nos acessos aos circuitos. Ao todo, a SSP empregará 2.347 câmeras de reconhecimento facial, para fazer o videomonitoramento da festa e entorno, além da prisão de foragidos da polícia.

Além das equipes policiais, o Corpo de Bombeiros iniciou efetivamente as atividades de prevenção para o carnaval de Salvador no mês de janeiro. O comandante-geral da corporação, Aloísio Mascarenhas, informou que cerca de 3.500 agentes atuarão na festa, principalmente nas ações de fiscalização, através da análise dos projetos, vistorias técnicas, fiscalização dos camarotes e trios elétricos, para garantir a segurança dos foliões.

As viaturas do Corpo de Bombeiros serão mobilizadas no entorno dos circuitos, enquanto os agentes da corporação serão responsáveis por auxiliar os foliões que eventualmente sofram com algum problema de saúde.
 

Violações de Direitos Humanos

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, citada por Geraldo Júnior fez a capacitação dos agentes de Segurança Pública que vão atuar durante a festividade. O secretário afirmou que nos últimos três anos a pasta foi responsável por orientar a atuação de ao menos 15 mil agentes em casos de violação dos direitos humanos.

“A festividade contará com ao menos 150 profissionais da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos espalhados por todo o circuito e especificamente conectados com os interesses dos direitos humanos, além de 12 instituições públicas que também atuam integradas aos plantões do Ministério Público, da Defensoria Pública e Tribunal de Justiça “, detalhou o secretário.

Felipe Freitas ainda revelou a inauguração da “Patrulha Inclusiva”, iniciativa de promoção aos direitos das pessoas com deficiência, na qual os policiais serão capacitados a atender pessoas com mobilidade reduzida, deficiência visual e demais deficiências, com o intuito de tornar a festividade mais acessível.

Os agentes capacitados a atenderem as pessoas com debilidades podem ser identificados nas festas com um bottom que carrega a marca da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.