Caruru, doces e muita fé: conheça a história dos santos gêmeos
Cosme e damião tem sua celebração realizada no dia 27 de setembro e tem o titulo de padroeiro dos médicos

Foto: Divulgação
"No dia da festa dele São Cosme quer Caruru...", quem não se lembra dessa ilustre cantiga que ecoa até hoje na cabeça dos devotos ou não na Bahia? Então, neste dia de hoje a cidade de Salvador ganha mais uma animação, que pode ser sentida desde as primeiras horas da madrugada, quando os fogos que saúdam os santos gêmeos começam a estrugir pelo céu.
No dia 27 de setembro, comemora-se o dia de São Cosme e São Damião. E tanto na umbanda, quanto no candomblé ou na igreja católica o dia é repleto de muitos festejos, comida e guloseimas.
A história dos santos, relatada pela Igreja cristã e também pela Umbanda é que eles eram irmãos gêmeos, que viveram e morreram na Ásia Menor por volta do ano 300 depois de Cristo. Eles teriam sido médicos e atendiam a população sem cobrar nada por isso. Além de aplicarem seus saberes, oravam pelos enfermos, o que teria levado muitos à cura. A prática dos dois irmãos, que eram cristãos, teria convertido muita gente ao cristianismo, na época.
Já na cultura afro-brasileira, eles são cultuados como os erês ou ibejis, onde eram irmãos gêmeos que, em troca de brinquedos e doces, resolviam os problemas levados a eles, garantiam colheitas mas, casos as promessas não forem cumpridas, fazem travessuras e podem até mesmo reverter o que se é pedido.
Em todas essas religiões tem-se a tradição de cozinhar um caruru para os santos, servir para as crianças e então comer. O prato, em geral, vem com o imprescindível caruru, vatapá, arroz, farofa de azeite, feijão preto, milho branco, cana de açúcar, banana frita, xinxim de galinha e balas e doces dos mais diversos tipos, embalados em saquinhos para a entrega na rua ou junto com o prato feito da comida típica.
A devota Ana Maria Alves se emociona sempre ao relatar a sua fé. "Eles são tão munidos de força que a fé que se tem neles ultrapassa a questão religiosa. Só por serem celebrados nas mais diversas religiões com respeito e muito valor, você vê que tem um diferencial", no caso dela, Cosme e Damião a agraciaram de diversas formas, onde, a mesma conquistou tanto bens materiais quanto a reconstrução da sua saúde.
A igreja de São Cosme e São Damião fica localizada no bairro da Liberdade e conta com diversas celebrações ao longo do dia.


