Caso Binho Galinha: ALBA instala Conselho de Ética e Decoro Parlamentar 

Colegiado será presidido pelo deputado Vitor Bonfim; confira 

[Caso Binho Galinha: ALBA instala Conselho de Ética e Decoro Parlamentar ]

FOTO: Farol da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) instalou o Conselho de Ética de Decoro Parlamentar na tarde desta quarta-feira (17), durante reunião no Salão Nobre da Casa, para investigar o deputado estadual Binho Galinha (Patriota). Conforme decidido pelos integrantes, o colegiado será presidido pelo deputado Vitor Bonfim (PV). Já a vice-presidência ficará a cargo de Marcelino Galo (PT).

“Os trabalhos começam a partir do momento que a comissão receber as informações. Como é que avalia a situação de Binho Galinha? Primeiro, tenho que  conhecer a documentação. Só posso fazer qualquer juízo de valor a partir do conhecimento dos autos”, explicou Bonfim.

“A documentação se encontra na presidência da Casa. Logo depois, será  encaminhada para a presidência do Conselho de Ética”, completou.

A iniciativa para a instalação do conselho partiu do presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD), que convocou os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (União Brasil), para indicarem os membros.

Alan indicou os deputados Sandro Régis (União Brasil), Samuel Júnior (Republicanos) e Tiago Correia (PSDB) para ocuparem as cadeiras titulares do Conselho de Ética. Enquanto isso, Emerson Penalva (PDT), Kátia Oliveira (União Brasil) e Robinho (União Brasil) foram designados como suplentes.

Por sua vez, os deputados escolhidos por Rosemberg como membros titulares foram: Alex da Piatã (PSD), Antônio Henrique Júnior (PP), Marcelino Galo (PT), Euclides Fernandes (PT) e Vitor Bonfim (PV). Já os suplentes são os deputados  Ângelo Coronel Filho (PSD), Fabíola Mansur (PSB), Nelson Leal (PP), Marcinho Oliveira (União Brasil) e Raimundinho da JR (PL).

Caso Binho Galinha

Desde dezembro de 2023, a ALBA tem enfrentado pressão para a instalação do Conselho de Ética, em decorrência das revelações da Operação El Patrón, deflagrada pela Polícia Federal na Bahia. 

A ação investiga o deputado Binho Galinha por supostamente envolvimento em atividades relacionadas ao Jogo do Bicho, além de liderar uma milícia em Feira de Santana, localizada a 100 km de Salvador.

O parlamentar ainda não foi formalmente denunciado, e também não foi privado de liberdade durante a operação. Por isso, os membros do colegiado não decidiram o relator.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!