Vídeo: Alan Sanches diz que é "cedo" para indicar se trabalhos no Conselho de Ética resultarão na cassação de Binho Galinha

Colegiado será instalado nesta quarta-feira (17) no salão nobre da ALBA

[Vídeo: Alan Sanches diz que é

FOTO: Farol da Bahia

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Alan Sanches (União), falou sobre a instalação do Conselho de Ética na casa que ocorrerá nesta quarta-feira (17). Sanches apontou que o primeiro processo analisado pela comissão será do deputado Binho Galinha (Patriota), mas que é “cedo” para falar se os trabalhos resultarão na cassação do parlamentar. 

“Eu acho que é cedo para a gente fazer um juízo de valor tão definitivo. Existem muitos passos a serem dados e, com muita tranquilidade, sem açodamento. Eu acho que os membros são maduros o suficiente para que possam escolher o melhor caminho sem açodamento,” afirmou. 

Binho Galinha foi alvo, em dezembro do ano passado, da operação 'El Patron', uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), que apontou o parlamentar como suspeito de envolvimento em suposta lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada e desmanche de
veículos.

Na instalação do Conselho de Ética, os deputados indicados pelos líderes Alan Sanches (União Brasil) e Rosemberg Pinto (PT) vão escolher o presidente e o vice-presidente do colegiado, além do relator do processo contra Binho Galinha. 

A Comissão de Ética será responsável por julgar internamente condutas incompatíveis com o decoro parlamentar, podendo aplicar punições que variam desde advertências até a cassação do mandato.

“Como qualquer outra comissão aqui, ele é instalado e, a partir daí, o presidente da casa vai encaminhar qualquer queixa, qualquer processo que tenha contra qualquer parlamentar. O presidente do Conselho de Ética recebendo do presidente da Assembleia, ele avalia o projeto, ou o processo, ou a queixa e encaminha, ele delibera o relator para aquele determinado processo,” explicou Sanches.

Confira declaração de Alan Sanches:


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!