Caso de subvariante da Ômicron é identificado no Rio de Janeiro
Cepa é chamada de BA.2

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, no início da noite desta sexta-feira (4), o primeiro caso da subvariante da Ômicron na capital. A nova cepa é nomeada de BA.2. Segundo cientistas, há a possibilidade que a nova subvariante seja ainda mais transmissível que as anteriores. No entanto, a secretaria informou que ainda não há motivo de preocupação e que continuará fazendo o sequenciamento dos casos de Covid-19.
Além disso, a Secretaria de Saúde também lembra que é importante manter as medidas de prevenção contra a doença. Nesta sexta (04), 90 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no estado, sendo 40 na capital.
Conforme o vírus se transforma em novas variantes, eles podem se dividir ou se ramificar em sub-linhagens. A variante delta, por exemplo, é composta por 200 subvariantes diferentes.
Atualmente, a BA.1 corresponde pela maioria dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta que 99% do DNA viral submetido ao banco de dados global GISAID apontam a presença da subvariante.


