Casos da Covid-19 param de crescer nas grandes cidades do Brasil
Levantamento é realizado pela Folha de S.Paulo

Foto: Agência Brasil
O número de novos casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, parou de crescer em 70% nas 324 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, de acordo com acompanhamento feito pelo jornal Folha de S Paulo. Segundo o jornal, a situação é estável em 132 desses municípios (41% do total), com volume de novos casos ainda significativo, como é o caso de São Paulo.
Já outros 95 cidades (29%) estão em desaceleração, com o número de novos casos caindo, como em Santos e São Bernardo do Campo, em São Paulo. Nas demais 97 cidades (30%), a disseminação do vírus está em ascensão, com os novos casos crescendo. É a situação de quatro das 27 capitais brasileiras: Palmas, Campo Grande, Florianópolis e Porto Alegre. Ainda de acordo com a Folha, em um mês atrás 72% dessas cidades registravam crescimento acelerado de casos da Covid-19.
As regiões Norte e Nordeste, que tiveram surto mais forte da Covid-19 em abril e junho, agora estão com a maioria de suas cidades monitoradas em desaceleração. Já no Sul e Centro-Oeste, metade dos municípios ainda apresenta crescimento consistente de novos casos. Essa realidade é mais evidente no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso do Sul, onde cerca de 75% das cidades grandes estão em fase acelerada.
A folha informou nesta quinta-feira (3), que agora passa a adotar mudanças no monitor, que tem como base um modelo estatístico desenvolvido por Renato Vicente, professor do Instituto de Matemática da USP e membro do coletivo Covid Radar, e por Rodrigo Veiga, doutorando em física pela USP.


